A Amazon acaba de dar um passo estratégico na América Latina: adquiriu participação na Rappi, a startup colombiana que se tornou referência em entregas de última milha em toda a região. O acordo aproxima o gigante global do varejo online de uma das plataformas mais conhecidas no cotidiano de consumidores do México ao Chile.

O movimento é visto como parte da estratégia da Amazon para disputar espaço com o MercadoLibre, líder absoluto do e-commerce na região. Ao acessar a infraestrutura logística da Rappi, a companhia de Seattle amplia sua capacidade de distribuição e fortalece sua proposta de valor em mercados-chave.

Detalhes do acordo

O investimento inicial foi feito por meio de uma nota conversível de US$ 25 milhões, segundo fontes próximas à transação. Embora seja uma quantia pequena para os padrões da Amazon, o contrato inclui o direito de comprar até 12% da Rappi via warrants, caso metas específicas sejam atingidas. Os valores e condições podem ser ajustados ao longo do tempo.

Esse não é um modelo novo para a Amazon, que já utilizou instrumentos semelhantes em investimentos diretos em companhias aéreas, distribuidores de alimentos e fabricantes de eletrônicos. A lógica é simples: capturar ganhos adicionais caso a parceria impulsione os resultados da empresa investida.

O papel da Rappi

Fundada em 2015, a Rappi cresceu rapidamente com sua proposta “Turbo”, de entregar qualquer produto em minutos — de itens de supermercado a vinhos e cosméticos. Além das entregas de restaurantes e mercados, a empresa diversificou sua atuação para serviços financeiros, oferecendo carteiras digitais, cartões de crédito e contas de poupança em mercados como a Colômbia.

Com o apoio de investidores como SoftBank, Sequoia Capital e T. Rowe Price, a Rappi avalia a possibilidade de abrir capital em 2025, possivelmente em Nova York. Mais recentemente, obteve um financiamento de US$ 100 milhões junto ao Banco Santander e à Kirkoswald Capital Partners.

Sinergias em andamento

O investimento da Amazon reforça laços já existentes entre as duas companhias. A Rappi é cliente da Amazon Web Services (AWS) e, no México, usuários do programa Amazon Prime já contam com um ano de frete grátis em entregas feitas pela Rappi.

Com essa aposta, a Amazon não apenas ganha acesso a uma rede logística vital, como também dá mais um passo para se consolidar em um dos mercados digitais de maior crescimento no mundo. Para a Rappi, o apoio do maior varejista online dos EUA funciona como um selo de confiança e amplia as perspectivas para a tão aguardada abertura de capital.