Em um feito que certamente empolga entusiastas da condução purista, a Porsche acaba de cravar um novo recorde em Nürburgring com o 911 GT3 manual equipado com o pacote Weissach. O tempo? 6 minutos, 56 segundos e 294 milésimos — o mais rápido já registrado por um carro de produção com câmbio manual na lendária pista alemã.
O recorde foi estabelecido sob condições ideais: céu limpo, 12°C de temperatura ambiente e 27°C no asfalto. Com 502 cavalos de potência, o 911 GT3 percorreu os 20,8 km do traçado norte (Nordschleife) mostrando que, mesmo com o avanço das transmissões automatizadas, ainda há espaço para a experiência visceral de trocar marchas com as próprias mãos.
Mais controle, mais envolvimento — e agora, mais velocidade
O modelo utilizado incorporava melhorias técnicas significativas, com destaque para o chassi, que demonstrou maior estabilidade em trechos com ondulações e zebras. A Porsche também adotou relações de marcha mais curtas, o que contribuiu para entregar mais torque às rodas traseiras em retomadas — crucial em um circuito exigente como o ‘Inferno Verde’.
Embora a marca tenha reconhecido que a versão com câmbio PDK (automatizado de dupla embreagem) poderia ter sido ainda mais rápida, a proposta foi justamente mostrar do que o modelo manual é capaz. E a resposta foi clara: ele é o mais veloz do mundo com esse tipo de transmissão em Nürburgring.
Joerg Bergmeister, piloto responsável pela volta rápida, comentou que o câmbio manual exigiu mais atenção durante a pilotagem — e isso aumentou o prazer da experiência. “Com o câmbio de seis marchas, eu certamente tive mais trabalho na volta rápida, mas também me diverti mais”, declarou.
O recorde anterior de um carro manual no circuito pertencia ao Dodge Viper ACR, com tempo de 7:01.3, registrado em 2017. Com esse novo marco, a Porsche reafirma sua liderança no universo dos esportivos que priorizam o envolvimento do motorista — não apenas a performance absoluta.
Tradição alemã, orgulho renovado
Estabelecer um novo tempo em Nürburgring é uma questão de prestígio entre as montadoras — especialmente as alemãs. E não é para menos: trata-se de um dos circuitos mais desafiadores e icônicos do mundo. Com esse feito, o 911 GT3 manual entra para um seleto grupo de supermáquinas que superaram a mítica barreira dos sete minutos.
O resultado também acompanha uma tendência de mercado interessante: segundo a Porsche, a procura pela versão manual do 911 GT3 tem aumentado. E, com isso, cresce também o número de clientes curiosos para saber até onde esse carro pode ir.